sexta-feira, 24 de março de 2017

Cobrança indevida de registro de domínio

Hoje iremos abordar uma prática que vem acontecendo no mercado com certa frequência.
Existem algumas empresas desonestas que encaminham boletos de cobrança às empresas que possuem domínios válidos e devidamente registrados no registro.br (NIC.br).

O grande problema é que essas empresas não se passam diretamente pelo registro.br, mas utilizam nomes semelhantes como meio de enganar o empresário a acreditar que o boleto é realmente do registro.br.

O empresário, muitas vezes sem o devido conhecimento e, acreditando tratar-se realmente do registro.br (afinal, quem mais poderia saber o dia de vencimento de meu domínio e dados da minha empresa), efetua o pagamento do boleto.

Outro ponto a observar, é que como essas empresas utilizam uma "brecha" na lei, onde elas não se passam pelo registro.br, mas utilizam um nome parecido, elas descrevem o serviço dizendo se tratar de um pagamento referente a hospedagem onde este é opcional e facultativo.

Para evitar esse tipo de fraude, o empresário deve ficar atento principalmente ao valor de cobrança. O registro de domínios a partir do ano de 2017 é de R$40,00. Os boletos fraudulentos geralmente tem um valor bem acima deste.

Caso você não tenha um profissional cuidando de seu site, a melhor solução é acessar diretamente o site do registro.br para verificar eu pagamento e gerar o boleto de pagamento diretamente do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário